Portugal é um pequeno país vasto em rotundas. Há quem delas goste, quem as odeie, quem não saiba como as contornar ou até quem as chame de retundas. Certo é que existem em Portugal mais de 8600 rotundas, neste artigo, ficaremos a saber onde.

Distribuição de rotundas no território português

A cidade de Viseu é indiscutivelmente conhecida pelas suas rotundas. Há quem diga que se trata da cidade com mais rotundas em Portugal, mas será mesmo assim? Será a cidade de Viriato a incontornável (no pun intended) líder nacional?

Vamos a factos: é muito difícil quantificar o número de rotundas de uma cidade. Para tal é preciso definir os limites da cidade, o que nem sempre é fácil de encontrar ou qualificar.

Assim sendo, para uma contagem mais fidedigna, foram contabilizadas todas as rotundas de cada município. O gráfico abaixo mostra os 20 municípios com mais rotundas.

Primeiros 20 municípios com mais rotundas

Como podemos inferir pela análise ao gráfico, o município viseense é apenas o 6º classificado. No entanto, importa realçar que o município da Beira Alta tem uma densidade populacional que é menos de metade da do primeiro classificado, Sintra. O seguinte mapa mostra a distribuição de rotundas pelos municípios do país.

Distribuição de rotundas em Portugal continental
Distribuição de rotundas nas RA dos Açores e Madeira

O mapa mostra algo que não será inesperado, as zonas mais povoadas apresentam um maior número de rotundas.

A análise dos valores absolutos de rotundas não permite uma comparação rigorosa entre municípios. O município de Braga, por exemplo, tem uma densidade populacional muito superior à do município de Alcoutim, pelo que é natural haver um maior número de rotundas em Braga. Para uma maior justiça na comparação, vamos considerar a população residente em cada município.

O gráfico seguinte mostra os 20 municípios com mais rotundas por 100 mil habitantes.

Primeiros 20 municípios com mais rotundas por 100 mil habitantes

O município de Castanheira de Pera conta com apenas 15 rotundas, mas os seus pouco mais de 3000 habitantes, fazem deste município o líder nacional em rotundas por 100 mil habitantes.

Abaixo, a distribuição do número de rotundas por 100 mil habitantes no mapa.

Distribuição de rotundas por município por 100 mil habitantes em Portugal Continental
Distribuição de rotundas por município por 100 mil habitantes nas RA dos Açores e Madeira

Para terminar esta análise, vamos analisar também o número de rotundas por km².

Para quem conhece o concelho de São João da Madeira, não será uma surpresa que este seja o líder das rotundas por km². Com 7.9 km² o município do distrito de Aveiro é o menor do país. É ainda um dos 7 municípios com apenas uma freguesia. Por cada km², São João da Madeira tem cerca de 8 rotundas.

Primeiros 20 municípios com mais rotundas por km²

No mapa seguinte podemos ver a distribuição de rotundas por km² no país.

Distribuição de rotundas por município por km² em Portugal Continental
Distribuição de rotundas por município por km² nas RA dos Açores e Madeira

É curioso notar que excluindo os municípios das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, o número de rotundas por km² é relativamente próximo por todo o país.

Espero que tenham gostado desta análise que tanto gosto me deu fazer.

Notas:

  • Os dados usados nesta análise foram obtidos a partir da Carta Administrativa Oficial de Portugal, do OpenStreetMap e da Wikipedia.
  • Foram contabilizadas 8648 rotundas, extraídas a partir do OpenStreetMap. Admite-se que possam existir alguns dados em falta, sobretudo em zonas do interior, e como tal, o número de rotundas aqui apresentado pode estar ligeiramente abaixo do real.
  • Para mais informações sobre os dados apresentados, contactar o autor.

GIS Developer

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store